quarta-feira, 25 de março de 2009

Filósofos

Vou escrever sobre a importância e de 3 filósofos que foram fundamentais para a construção da lógica e algebra.

Aristóteles(384a.C.
- 322a.C.): Criador da lógica, foi fundamental também na Física, Psicilogia, Biologia e Metafísica. Aristoteles escreveu seis textos(livros) lógicos, e a união deles é chamado de Órganon.

Analíticos anteriores(Primeiros analíticos) é o terceiro livro do Órganon, e é onde Aristóteles escreveu sobre Silogismo, tornando o texto um dos mais importantes da lógica e do própio Filósofo
. Silogismo nada mais é que a junção de 3 proposições(chamadas de premissas) que se unem, e a partir das duas primeiras proposições se conclue a terceira(chamada de conclusão), não entendeu?Com um exemplo fica fácil:

Todo árbitro é indivíduo desonesto.

Nenhum indivíduo desonesto é rico.

Logo, nehum árbitro é rico.

Existem algumas leis e modos que foram acrescentados ao silogismo, na wikipédia tem mais detalhes.

George Boole(1814-1864): Matemático e Filosófo é o criador da Álgebra Booleana.Álgebra Booleana é a utiliziação de operadores lógicos como E, OU e NÃO e de conjuntos soma, produto e complemento em estruturas álgebricas.

Essa Álgebra é muito utilizada na ciência da computação, por ser o fundamento da matemática computacional, baseada em numeros binários( 0 e 1, e nessa álgebra, 0 significa "falso" e 1 "verdadeiro"). Esses operadores lógicos podem ser escritos de várias formas:

AND significa E, OR significa OU, NOT significa NÃO; (mais comum)
∧ significa E, ∨ significa OU, ¬ significa NÃO;
. significa E,+ significa OU,NÃO é significado por uma linha embaixo da expressão que vai ser negativada.
NAND é a junção de NOT AND, NOR é a junção de NOT OR e OR significa XOR.


Gottlob Frege(1848-1925): Criador da lógica matemática moderna, é ao lado de Aristóteles os maiores lógicos de todos os tempos.

Frege havia notado que os matemáticos viviam se atrapalhando em suas apresentações, porque imaginavam que o teorema estava explicável, e não estavam. Logo ele criou uma forma de sistematizar e formalizar as regras de demonstração, conhecido como: sistema de representação simbólica(Begriffsschrift em alemão), para não ocorrer mais erros desse tipo.

Ele também foi o criador da lógica de predicados, que é uma expansão da lógica sentencial onde só funcionam palavras como "e", "não", "ou", "se-então", "se somente se". Ele incluiu palavras como "todos", "alguns", e "nenhum". Também adicionou quantificadores ∀ significa para todo e ∃ significa existe.

Desse jeito ele conseguiu quebrar sentenças em partes menores e tornar a lógica mais clara.

terça-feira, 24 de março de 2009

Perfil Aluno/Curso

Bom, como tópico de hoje, escreverei sobre o perfil do curso(Ciência da Computação) e sobre meu perfil(Renan, aluno de C.C.).

O curso de Ciência da Computação exige que o aluno seja capaz de enxergar problemas, propor soluções inovadoras ou mais vantajosas que as atuais.Também é importante o aluno ter uma formação matemática e lógica para entender e aplicar em problemas da computação.Durante o curso vai ser preciso muito estudo e dedicação para aprender e por em prática disciplinas como linguagens de programação,banco de dados, redes de computadores, e várias outras.

Depois de concluir o curso, a faculdade te possibilita várias possibilidades de atuação no mercado de trabalho.Um dos caminhos futuros é ser pesquisador,desenvolvendo projetos que sejam úteis a sociedade ou contribuindo com o desenvolvimento tecnológico da área, mas para isso é necessário durante a faculdade realizar trabalhos científicos e pesquisas.Outro caminho é atuar em organizações do setor produtivo que utilizam a computação como ferramenta de trabalho. Implantando, configurando e mantendo sistemas computacionais, utilizando tecnologias como banco de dados, inteligência artificial, redes de computadores e sistemas operacionais.E uma terceira opção, mas não menos importante, é a atuação na área de ensino, para repassar o conhecimento adquirido durante a graduação e futuras pós-graduações.

O caminho que pretendo seguir é voltado para o empreendedorismo, trabalhando em empresas desenvolvendo softwares e coordenando projetos, pretendo fazer fazer pós-graduações na área financeira aliando ao fundo conhecimento na área de computação que possuirei na conclusão do curso, me tornando um profissional capacitado e diferente. Porém, dentro da faculdade pretendo explorar e realizar algumas pesquisas científicas, para aumentar o conhecimento e o leque de possibilidades, mas não pretendo trabalhar como pesquisador.

terça-feira, 17 de março de 2009

Estrutura das instituições de infórmatica

Bom, como 1º postagem nesse blog vou redigir sobre algumas estruturas de infórmatica da UFS(Universidade Federal de Sergipe) e sobre a SBC(Sociedade Brasileira de Computação). Mostrando o funcionamento(mesmo que superficial, porque sou calouro e também não conheço muito!). Espero que gostem.

Dcomp(Departamento de Computação): Como o própio nome já diz, é a área de infórmatica da Universidade, onde envolve vários laboratórios. Falarei um pouco da infra-estrutra de cada um desses, porque os própios nomes dos laboratórios já explicam quase tudo:

  • Laboratório básico: Ocupa uma área de 36,5 m2 e possui 15 computadores com processador Pentium III, com 128 MB de memória física, disco de 20GB e CD 48x.Este laboratório é usado para ministrar aulas para diversos cursos da UFS, tais como Introdução à Ciência da Computação, dado aos cursos de ciências exatas e engenharias, e uma disciplina de microinformática básica ofertada aos diversos cursos da instituição.
  • Laboratório de ensino geral: Ocupa uma área de 86,4 m2 e possui 15 computadores com processador Athlon XP1900+ 1,47Ghz, 256MB memória, disco rígido de 40GB, placa de rede padrão PCI, CD 56x, um computador de professor com processador Athlon XP1900+ 1,47Ghz, 256MB memória, disco rígido de 40GB, placa de rede padrão PCI e CDRW 52x/24x/52x e 16 monitores de 15 polegadas.Este laboratório é de uso exclusivo do curso de Ciência da Computação, nele são ministradas algumas disciplinas do curso e o laboratório é deixado à disposição dos alunos para realizarem práticas e desenvolverem trabalhos. As máquinas são ligadas em rede com um único servidor para validação de contas, onde cada aluno possui sua própia conta.
  • Laboratório avançado: Ocupa uma área de 35,9 m2 e também possui 15 computadores com processador Celeron 2,2GHz, memória 256MB, HD 40GB e CD 56x, e um computador do professor com processador Atholon XP1900+ 1,47Ghz, memória 256MB, HD 40GB, placa de rede padrão PCI, CD 56x. Este também é um laboratório exclusivo dos alunos do curso de Ciência da Computação e atende aos mesmo propósitos do Laboratório de Ensino Geral, mas difere deste segundo por ser um laboratório equipado com máquinas um pouco mais sofisticadas e com maior capacidade de processamento. Os programas instalados são os mesmos que os instalados no Laboratório de Ensino Geral, inclusive com os mesmos sistemas operacionais e configurações de domínio e servidores de rede, e alguns a mais, como a biblioteca de computação gráfica OpenGL, e o software de informática educativa AulaNet.
  • Laboratório de Hardware: Ocupa uma área de 38,4 m2 e possui 8 bancas de experimentos com equipamentos eletrônicos e computadores. O laboratório possui 8 computadores com processador Celeron "D" 2,4Ghz, memória 1.792 MB, HD 40GB, CD-RW e 9 monitores 17" além de 8 fontes de alimenação simetrica, 8 geradores de funçoes, 3 osciloscópios analógicos, 5 osciloscopios digitais, 8 Kits Altera DE-2, 8 multímetros e protoboards.
  • Laboratório de pós-graduação: Ocupa uma área de 38,4m² e possui 15 computadores com 512mb de memória RAM e HD de 80GB.

  • Laboratório de pesquisa: Este laboratório, com área igual a 18,6 m2 , é exclusivo dos alunos que realizam iniciação científica e trabalho de conclusão de curso. Possui servidor próprio com processador Pentium IV para validação de contas e 10 máquinas com dual boot com processador Pentium III.
  • Sala de servidores: Na sala de servidores, que ocupa uma área de 22,71m2, localizam-se os servidores e equipamentos de rede do DCOMP que são: 4 computadores i386 com CPU 2,4GHz, Cache 512KB, memória 1GB, 2 HDs 80GB, CD-ROM 56x, e CD/RW 2x/24x/52x, Unidade Fita DAT, 1 computador i386 com CPU 1,47GHz, memória 256MB, HD 40GB, CD-Rom 56x, dois computador com processadores duais de 400MHz, memória 512MB, HD 10GB, CD-Rom 24x CD-Rom 40x dois switchs de 48 portas cada.
Todos dados foram baseados no site do dcomp.

Softeam(Software Team):Empresa Júnior de Informática da UFS, mais conhecida como Softeam, é uma empresa júnior atuante na área de Tecnologia da Informação, gerida e composta por alunos do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Sergipe. Fundada no ano de 1997, já prestou diversos serviços relevantes à comunidade.

A empresa tem como principal objetivo realizar a integração entre os alunos do curso de Ciência da Computação e o mercado de trabalho, proporcionando-lhes experiências administrativas e comerciais, assim como experiência no uso e estudo das tecnologias utilizadas no mercado. Como fruto destas experiências, a empresa acredita contribuir de forma positiva para a sociedade, na formação de profissionais mais experientes e melhor preparados para atendê-la através de serviços de alta qualidade a baixos custos.

São objetivos da empresa envolver o maior número de alunos da universidade, difundir a cultura do movimento empresa júnior na mesma, assim como garantir a sua perenidade e prestar serviços de qualidade ao mercado.

Calicomp(Centro Acadêmico Livre de Computação): Representa os estudantes dos cursos do Departamento de Computação da U.F.S. em reuniões, congressos, encontros ou atividades congêneres., além de, representar e promover os interesses dos estudantes nos aspectos acadêmicos, sociais, econômicos, políticos e nos que se referem à formação do professor e do cidadão. Também exercem o direito de representação junto aos órgãos colegiados da U.F.S. .

SBC(Sociedade Brasileira de Computação):É uma sociedade científica, sem fins lucrativos, que reúne pesquisadores, estudantes e profissionais que atuam em pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico na área da Computação.

A SBC faz parte da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da International Federation for Information Processing (IFIP). A instituição também é sócia do Centro Latino-americano de Estudios en Informatica (CLEI) e afiliada à Computer Society (IEEE).

A instituição é regida por um estatuto e administrada por uma Diretoria. A Sociedade também possui um Conselho com funções deliberativas e normativas.

Fundada em julho de 1978, é formada por pesquisadores comprometidos com o avanço tecnológico e científico e com a disseminação do seu uso.

A SBC, atua junto ao público profissional e leigo no que se refere à Tecnologia de Informação, promovendo o intercâmbio de informações e de altos padrões técnicos e profissionais.

Atenta aos interesses da comunidade, a Sociedade Brasileira de Computação participa de reuniões e grupos de estudos, realizados por outras instituições, que estão relacionados à área da Computação. Entre os objetivos do trabalho realizado pelos pesquisadores e membros, se destacam:

  • O incentivo às atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento da Computação no Brasil.
  • O zelo pela preservação e aprimoramento do espírito crítico, responsabilidade profissional e personalidade nacional da comunidade técnico-científica que atua no setor de Computação do país.
  • A preocupação com a política governamental que afeta as atividades de Computação do Brasil, no sentido de assegurar a emancipação tecnológica do país.
  • A promoção anual do Congresso Nacional da SBC (CSBC) além do incentivo e organização de reuniões, congressos, conferências e publicações, todos de cunho academicamente legítimo, visando a divulgação da ciência e os interesses da comunidade de Computação.



Informações retiradas de:
  1. http://www.dcomp.ufs.br
  2. http://www.softeam.com.br/blog/
  3. http://www.sbc.org.br/