domingo, 19 de abril de 2009

Configurando o computador

Como assunto deste tópico, irei escrever sobre algumas configurações da BIOS do meu computador.Vou começar escrevendo sobre algumas configurações da memória secundária ou mais conhecida como HD(hard disk, disco rígido).
  1. LBA/Large Mode: Large Mode(ou Extended CHS) serve para burlar as limitações de tamanho dos HD's antigos(504 MB).Um software(integrado a BIOS) que convertia os endereços para ficar no limite da BIOS e o HD seria acessado sem problemas.Porém surgiu o LBA(iniciais de Logical Block Addressing) que abandona o endereçamento CHS e passa a ter endereços independentes para cilindros, cabeças e setores, passando a adotar um endereço único. Os setores passam então a receber endereços seqüenciais, 0, 1, 2, 3, 4 etc. Os 28 bits de endereçamento permitem então 228 milhões de endereços, o que corresponde a HDs de até 128 GB.Estas limitações aplicam-se apenas a HDs IDE. Elas não existem no caso de HDs SCSI e SATA, que utilizam padrões diferentes de endereçamento.
  2. PIO Mode e DMA Mode: Também dispositivos somentes usados em HD's IDE, eram as interfaces do HD.Placas mães antigas suportavam apenas o PIO 4 que é mais lento na taxa de transferência de dados do que o Ultra DMA 33 ou mesmo o Ultra DMA 66(Ultra DMA também conhecido como Ultra ATA). Este modo de operação traz várias vantagens sobre o antigo Pio Mode 4, como a maior taxa de transferência de dados, que passa a ser de 33 Megabytes por segundo(o dobro da Pio 4). A principal vantagem do UDMA porém, é permitir que o disco rígido possa acessar diretamente a memória RAM. Assim não precisa que o processador fique de intermédio entre HD e memória RAM.

    Processador
  3. Amd Secure Virtual Machine: Tecnologia de virtualização que permite dividir uma máquina física em diversas máquinas virtuais.Assim, é possível utilizar quatro sistemas operacionais diferentes ao mesmo tempo sobre uma mesma máquina. Concorrente da tecnologia de virtualização da Intel conhecida como Vanderpool.
  4. Processor Frequency Multiplier(CPU Multiplier): Permite ajustar o multiplicador do processador. Nos Athlon 64 e nos Core 2 Duo o multiplicador é destravado para baixo, por causa do gerenciamento de energia, de forma que é possível usar um FSB mais alto e reduzir em alguns pontos o multiplicador do processador. Isso permite obter pequenos ganhos no acesso à memória e na comunicação entre os componentes.
  5. Cpu Fan Speed: É a velocidade da ventoinha(cooler) que fica em cima do processador. Ajusta-se de acordo com a temperatura do processador para uma melhor refrigeração se necessário.

    Memória Primária ou RAM
  6. Memory Hole Remapping: Ao usar 4 GB de memória ou mais, um grande trecho de memória entre os 3 e 4 GB é perdido, devido às faixas de endereços usadas pelos dispositivos. Ao usar um sistema operacional de 32 bits, esta faixa de memória é perdida e não existe nada o que se possa fazer.Ao combinar um sistema operacional de 64 bits com um processador equipado com as extensões AMD64 ou EM64, você ganha a possibilidade de usar mais do que 4 GB de memória, mas a faixa entre os 3 e 4 GB continua sendo perdida, de forma a manter compatibilidade com os programas de 32 bits.A opção de memory hole remapping faz com que a área de endereços reservada para uso dos dispositivos seja movida para uma área mais alta do Virtual Address Space, liberando a maior parte da memória perdida.
  7. Bank Interleaving: Permite que zonas em diferentes bancos (banks) sejam endereçadas simultaneamente, aumentando a velocidade dos dados. Quando as informações lidas forem do banco de dados (data bank), uma nova zona de dados pode ser endereçada em outro banco. Você pode especificar quantos bancos do chip da RAM podem ser endereçados ao mesmo tempo, sendo que o mais rápido é 4.

  8. Dispositivo de Entrada
  9. Plug and Play: Faz com que a BIOS ou o sistema operacional instale e configure quaisquer combinações de placas e dispositivos. Sem precisar que o usuário configure jumpers ou chaves, passando a ser feito por software.
  10. Ps/2 Mouse Support: Ps/2 foi um sistema de computador pessoal criado pela IBM que tinha um conjunto de interfaces própias. Até hoje é utilizado conectores do tipo Ps/2 em mouse e teclado, pois ocupam menos espaço e liberam as conexões USB para periféricos.

Fonte: "Hardware Manual Completo" ,Carlos E. Morimoto


quarta-feira, 8 de abril de 2009

Desafios

Todos sabemos que o uso do computador é essencial e indispensável na maioria das áreas de trabalho.Facilita,organiza e agiliza os processos.Isso não serve somente para empresas, mas também para outras ciências ou expressões de arte.Qual físico não sabe operar um computador para utilizar seus programas quânticos?Ou então um músico que não tem acesso a quantidade de cifras e riffs de músicas e formas de tocar em todos instrumentos que a internet disponibiliza?Com certeza,esses profissionais irão ficar obsoletos e desprezados pelo mercado,porque hoje o mercado de trabalho exige conhecimento em informática.O desafio não é mais ter conhecimento alto somente em sua área ou especialização, é preciso ser bom em várias coisas(incluindo a computação) e ser excelente em sua área.

Voltando o assunto agora ao curso de Ciência da computação UFS e de graduação de outras instituições, é para sabermos se ao final do curso estaremos aptos a enfrentar os desafios que nossa área de informática nos prorpociona. A SBC(Sociedade Brasileira de Computação) elaborou e mostrou quais são esses desafios no período de tempo de 2006-2016:

  • "Gestão da informação em grandes volumes de dados multimídia distribuídos;
  • Modelagem computacional de sistemas complexos artificiais, naturais e sócio-culturais e da interação homem-natureza;
  • Impactos para a área de computação da transição do silício para novas tecnologias;
  • Acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento;
  • Desenvolvimento Tecnológico de Qualidade: sistemas disponíveis, corretos, seguros, escaláveis, persistentes e ubíquos."
Fonte : http://www.sbc.org.br/index.php?language=1&subject=8&content=downloads&id=231

Bom, mesmo não conhecendo o signifcado e conteúdo de todas as matérias que serão ensinadas ao longo do curso, tentarei fazer uma semelhança entre os desafios e as matérias lecionadas.
  1. "Gestão da informação em grandes volumes de dados multimídia distribuídos".Algumas matérias como "Desenvolvimento de Software I" , "Desenvolvimento de Software II" e "Sistemas distribuídos" tendem a abordar esse desafio.
  2. "Modelagem computacional de sistemas complexos artificiais, naturais e sócio-culturais e da interação homem-natureza;" Assuntos como "Interface Humano Computador" e "Inteligência Artificial" remetem a esse desafio.
  3. "Impactos para a área de computação da transição do silício para novas tecnologias;" Um tema bem complexo que envolve muitas pesquisas e hardware, "Arquitetura de computadores I" e "Arquitetura de computadores II"(opcional) talvez tratem do problema do sílicio.
  4. "Acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento;" "Informática ética e sociedade" e "Topicos especiais em informática e educação I"(opcional) abordam o tema da inclusão digital.
  5. "Desenvolvimento Tecnológico de Qualidade: sistemas disponíveis, corretos, seguros, escaláveis, persistentes e ubíquos." e "Grafos e algoritmos computacionais","Linguagens formais e aplicadas" têm uma proximidade.
Acredito que com certas pesquisas e estudo necessário, ao final do curso, o graduado em ciência da computação será capaz de lidar com a maioria desses desafios corretamente.